Loading...
Rio Maranhão

CBH Maranhão 31ª Reunião Extraordinária levanta pautas para Câmara técnica

A 31ª Reunião Extraordinária do CBH Maranhão-DF desta terça-feira (14) debateu com os presentes, os temas e problemas que poderão ser levados à pauta da 1ª Reunião da Câmara Técnica do comitê.

Entre as sugestões estão o monitoramento das águas da bacia em pontos estratégicos, a recuperação das nascentes e estudo sobre tratamento de esgoto descentralizado.

Na ocasião, também foram aprovados os nomes que irão compor a Câmara Técnica do comitê, que será integrada por seis titulares e dois suplentes.

A secretária-geral do comitê, Patrícia Valls e Silva lembrou que a CT deverá trabalhar na proposição de uma agenda de trabalho, destrinchar os temas sugeridos em plenária, além de eleger seu coordenador e relator.

A 1ª reunião da Câmara Tecnica será no dia 18 de junho.

A presidente do CBH Maranhão, Ildenilda Silva, colocou em votação a ATA da 39ª Reunião Ordinária, p plano de trabalho do GTEA e o plano de comunicação, todos foram aprovados por unanimidade. A presidente também apresentou o calendário anual de 2024 contendo as próximas datas de reuniões e ventos do CBH Maranhão-DF.

FTAF

O CBH Maranhão-DF está à frente da organização do 2º Festival de Turismo e Aventura da Fercal. A ideia é propor atividades culturais e ecológicas na região que se relacionem com a comunidade local.

Durante a reunião, foram sugeridas atividades para integrarem o evento, marcado para os dias 23 e 24 de agosto. Entre elas oficinas e atividades de campo.

A presidente do CBH lembrou que as contribuições poderão ser encaminhadas até o dia 17 de maio.

O representante do ICMbio no comitê, Carlos Fisher, afirmou que a entidade poderá dar apoio logístico às atividade do FTAF.

Posse

A Federação da Agricultura e Pecuária (FAPE-DF), na figura de seu representante, Guilherme Campos, tomou posse e agora passa a integrar o CBH Maranhão-DF como membro suplente, na vaga de Sindicatos, associações técnicas não governamentais e associações comunitárias.

Informes

Durante os informes, o representante do ICMbio, Carlos Fisher, informou que a instituição irá disponibilizar um Parecer Conjunto elaborado pela equipe do ICMBio na qual apresentam informações sobre propostas de Resoluções do Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal, CONAM-DF, relativos à flexibilização do licenciamento ambiental, que segundo ele, poderão agravar a ocupação irregular no Distrito Federal. O ICMBio emitiu um Parecer sobre o assunto que no momento está em análise pela Diretoria/ICMBio e PFE/AGU/ICMBio e já foi disponibilizado ao Ministério Público.

Ao final, a presidente do CBH lembrou da visita de campo realizada pelo GTEA do comitê, na região da Chapadinha, com participação dos três comitês de Bacia do Distrito Federal. Ela agradeceu aos parceiros, em especial o ex-presidente e integrante do GTEA do Maranhão-DF, Rodolfo Brito.