Loading...
Rio Maranhão

Notícias Características

Criação e área dos Afluentes do Rio Maranhão no DF

O Comitê de Bacia dos Afluentes do Rio Maranhão no DF – CBH Maranhão-DF foi instituído em 2010, pelo Decreto Distrital nº 31.254 de 18 de janeiro. Além da criação do comitê o documento também determina as competências do CBH.

A bacia do Rio Maranhão é uma das formadoras do Rio Tocantins. Abrange as regiões administrativas de Brazlândia, Plano Piloto, Fercal, Sobradinho I, Sobradinho II e Planaltina. Seus principais afluentes são os rios Palmeiras, Palmas e do Sal, além dos ribeirões Sonhim, da Contagem, das Pedreiras, Cafuringa e Dois Irmãos. Suas nascentes estão localizadas em Goiás e no DF, o território drena uma área de aproximadamente 762 km².

No trecho contido na área do DF e seu entorno imediato, a bacia comporta um conjunto de unidade de conservação, em sua grande maioria de uso sustentável como as áreas de proteção ambiental e poucas reservas particulares do patrimônio natural. Contém em seu interior a APA da Cafuringa, ao norte e oeste pelo Estado de Goiás, e ao sul pela APA do Descoberto e Parque Nacional de Brasília. Esta bacia hidrográfica está inserida também na APA do Planalto Central, em praticamente sua totalidade. Apresenta relevo bastante acidentado com muitas cachoeiras, engloba parte da Chapada da Contagem e da região recortada por drenagens naturais.

Mais de 90 cachoeiras, cânions e áreas de florestas densas fazem parte da área da bacia. Possui mais de uma dezena de rios de boa qualidade e matas com um ótimo nível de conservação. Cerca de metade de sua área é ocupada por formações campestres, 35% por formação florestal e cerca de 16% por atividade agropecuária.  

Nas APA do Planalto Central e da Cafuringa estão localizados monumentos naturais de beleza exuberante: o Poço Azul, a cachoeira de Mumunhas, o Morro da Pedreira, as cachoeiras do córrego Monjolo e a Ponte de Pedra nas nascentes do ribeirão Cafuringa. Da mesma forma, devido ao fato de conter a maior parte das ocorrências de calcário do Distrito Federal, contém inúmeras cavernas, sendo a mais expressiva a Gruta do Rio do Sal. Sua importância está não somente na preservação desses recursos paisagísticos e espeleológicos, como também na preservação da fauna e da flora.

Do ponto de vista da flora, a região preserva um dos mais extensos campos naturais do DF e as maiores reservas de Mata Mesofítica que se estendem em direção à Bacia Amazônica.