Loading...
Rio Maranhão

CBH Maranhão Integrantes dos Comitês de bacias participam de oficina socioambiental sobre reúso da água em irrigação

Integrantes dos comitês de bacias dos Afluentes do Rio Maranhão e Paranaíba no Distrito Federal, participaram de uma oficina socioambiental sobre reúso de água em irrigação no assentamento Maranata, localizado em Brazlândia. A oficina é parte de uma pesquisa de mestrado do ProfÁgua/UnB, do pesquisador Rodolfo Siqueira de Brito, ex-presidente do CBH Maranhão e atual membro do comitê, que pesquisou a viabilidade de aplicação de efluentes tratados pela ETE Brazlândia com biorreator de membrana e desinfecção ultravioleta para reuso de água na agricultura em propriedades rurais de Brazlândia no Distrito Federal.

 

A atividade contou com a presença do presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Roney Nemer, com o superintendente de Recursos Hídricos da Adasa, Gustavo Carneiro, com produtores rurais locais e técnicos do GDF.

 

Segundo Rodolfo, com a nova outorga de lançamento de efluentes da ETE Brazlândia, a CAESB vai investir na melhoria do tratamento da estação, sendo possível lançar seus efluentes no Rio Descoberto ou para reúso de água na agricultura nas propriedades rurais da comunidade Maranatha. “A novidade irá permitir a melhoria da qualidade da água do Rio Maranhão em Goiás e promover a segurança hídrica para o manancial do Descoberto, um verdadeiro ganha-ganha na gestão das bacias hidrográficas do Distrito Federal”, destacou.

 

Durante a manhã de atividades, foram também preenchidos formulários para a pesquisa, além de um café da manhã de confraternização com os presentes.