Loading...
Rio Maranhão

CBH Maranhão 5ª Reunião da Câmara Técnica aprova Plano de Trabalho para 2025

Os membros da Câmara Técnica do CBH Maranhão-DF participaram, nesta terça-feira (18), da 5ª reunião de trabalho do grupo. O coordenador da CT, Marcelo Benini, iniciou as atividades dando as boas-vindas à nova membra representante da Associação dos Produtores do Núcleo Rural Lago Oeste (ASPROESTE), Maria Estela.

Durante a reunião, os presentes se dedicaram a debater a permanência de pautas sugeridas durante a 31ª Reunião Extraordinária do comitê e demais atividades para compor o plano de trabalho da Câmara Técnica para o ano de 2025.

A representante do Brasília Ambiental e secretária-geral do CBH Maranhão-DF, Patrícia Vals e Silva, propôs que a CT se responsabilize por pensar em projetos dentro da bacia, a serem usados com os recursos da cobrança. O relator, Rodolfo de Brito, sugeriu então a criação de um banco de projetos a serem pensados e elaborados dentro da CT para as bacias da região. Lembrando que os boletos para grandes usuários de água que possuem volumes ou cargas outorgadas sujeitos à Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos e/ou à Taxa de Fiscalização dos Usos dos Recursos Hídricos para não prestadores de serviços públicos no Distrito Federal (TFU-NP), já estão disponíveis no site da Adasa.

Entre pautas já concluídas e outras em andamento, o grupo escolheu os seguintes pontos a serem trabalhados em 2025 pela CT: - Participar de atividades do PROGESTÃO. - Debater os pontos de pauta sugeridos durante a 31ª Reunião Extraordinária do CBH Maranhão-DF e durante a 5ª Reunião da Câmara Técnica: Capacitação em relação à cobrança; Acompanhamento do Processo da criação da APM Águas Emendadas dentro do PDOT; Atuar junto com o GTEA e a Diretoria do CBH, fornecendo apoio técnico para a realização do 3° Festival de Tursmo e Aventura da Fercal (FTAF); Criação de um banco de projetos: Elaborar projetos para aplicação de recursos da cobrança pelo uso de recursos hídricos, visando as ações de monitoramento das águas e elaborar projetos sobre a recuperação das nascentes da região do rio Maranhão; Acompanhamento dos desdobramentos da Nota Técnica n° 001/2025 ETA Planaltina GO (Bonsucesso). O plano de trabalho foi aprovado por unanimidade pelos membros.

Informações gerais

O relator da Câmara Técnica, Rodolfo de Brito, fez uma breve explanação sobre as melhorias da água do Rio Maranhão, com a modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Brazlândia. A obra, prevista licitar ainda em 2025, irá melhorar o tratamento do esgoto lançado na bacia, um avanço na qualidade da água e de vida dos moradores da região.

A Câmara Técnica também aprovou a síntese dos trabalhos da 4ª reunião.