Loading...
Rio Maranhão

CBH Maranhão Câmara técnica define temas de trabalho para 2024

A primeira reunião da Câmara Técnica do CBH Maranhão-DF, realizada nesta terça-feira (18), selecionou as pautas a serem priorizadas nos trabalhos do grupo. Os temas haviam sido sugeridos durante a 31ª Reunião Extraordinária do comitê.

Conduzida pela presidente do CBH Maranhão-DF, Ildenilda de Oliveira Silva, foram incialmente reforçadas as atribuições e responsabilidades da Câmara Técnica para os membros presentes e posteriormente elegidos os representantes para conduzirem os trabalhos. Foram eleitos o coordenador, Marcelo Bellini (usuário) e o relator, Rodolfo Brito (Grota do Lobo).

Ficaram assim definidos os temas e os próximos passos da CT:

- Estudo sobre tratamento de esgoto descentralizado;

- Produção de nota técnica em defesa da criação da APM Águas Emendadas;

- Trabalhar recuperação das nascentes da região;

- Verificar a regularidade (outorga) da ETA Bonsucesso – SANEAGO.

 

A CT ainda deverá fazer um convite à CAESB para falar sobre a preservação e planejamento da área rural em relação ao abastecimento da companhia e solicitar uma apresentação sobre a questão da identificação e tratamento do mercúrio na Estação de Captação do Fumal, região onde estudo da UnB/FUP identificou a presença do metal pensado em níveis elevados, temáticas que haviam sido levantadas durante a 31ª Reunião Extraordinária do CBH.

O coordenador da CT destacou a relevância dos trabalhos de monitoramento das águas na região da ESEC-AE e a necessidade em urgência de se criar a APM para ampliar a preservação na região.

A CT deverá encaminhar ainda, para o Grupo de Educação Ambiental do CBH Maranhão-DF (GTEA), os temas relativos às campanhas de combate aos incêndios florestais nas escolas, empresas e associações de moradores na região do Lago Oeste.

O relator dos trabalhos sugeriu que a CT se atente aos produtos elaborados pelo PGIRH para que, se necessário, seja emitido documento solicitando aprofundamento de alguns estudos.

Representantes do Brasília Ambiental sugeriram parceria com a CT no trabalho de recuperação de nascentes, já que a instituição trabalha, desde 2010, com o programa de identificação preservação e recuperação de nascentes no Distrito Federal – Programa Adote uma Nascente. A próxima reunião ficou marcada para o dia 23/08, às 10h, e será realizada durante o Festival de Turismo e Aventura da Fercal.