A Câmara Técnica do CBH Maranhão-DF aprovou nesta quinta-feira (13), uma Nota Técnica onde recomenda que se verifique a situação legal da Estação de Tratamento de Água (ETA) Planaltina GO (Bonsucesso), operada pela Saneago, empresa que presta serviços de saneamento básico no estado de Goiás.
O questionamento da CT diz respeito às atividades operacionais da companhia localizada no rio Maranhão no DF, nas proximidades de Planaltina (DF), e a ideia é que sejam verificados os riscos de impactos ambientais na Estação Ecológica de Águas Emendadas e, também, quanto a disponibilidade hídrica na porção do Distrito Federal.
O coordenador da Câmara Técnica, Marcelo Benini, iniciou a reunião fazendo uma breve cronologia da construção do documento, desde a sua aprovação em junho de 2024 até os últimos ajustes em fevereiro de 2025.
Os membros sugeriram que o Ibama, órgão federal que tem a competência para a condução do licenciamento ambiental entre estados, articule o licenciamento também junto ao Brasília Ambiental, já que o Distrito Federal vem sofrendo os impactos negativos dessa atividade. Isso porque a captação feita pela Saneago está dentro da porção federal do rio.
Com a aprovação da Nota Técnica pela CT, o documento segue à plenária do CBH Maranhão-DF, para aprovação e encaminhamentos necessários. A reunião do extraordinária do CBH será realizada no dia 25 de fevereiro.
A elaboração da nota técnica contou com a colaboração dos membros da CT representantes do Brasília Ambiental e Grota do Lobo Meio Ambiente. Além da nota técnica, os membros presentes aprovaram a síntese da última reunião da CT.
A próxima reunião está marcada para o dia 18 de março, onde deverá ser feito o Plano Anual de Atividades da CT de 2025.