Loading...
Rio Maranhão

CBH Maranhão Cobrança e gestão de conflitos são temas do segundo dia do curso de capacitação

Com módulos dedicados ao debate sobre a cobrança, enquanto instrumentos da política de recursos e Gestão de conflitos, o segundo dia do curso de capacitação para membros dos comitês de bacias teve a participação de 22 membros e cinco convidados, tanto remoto quanto presencial

O secretário-geral do CBH Paranaíba-DF e servidor da Caesb, Carlo Renan Cáceres de Brites falou sobre as previsões legais que amparam a cobrança pelo uso da água, os objetivos e benefícios da proposta e ressaltou que os valores arrecadados serão revestidos em investimentos em projetos e ações em prol das bacias hidrográficas. Ele lembrou que os comitês já debateram o tema e aprovaram, em 2019, a cobrança. Na ocasião, também foram realizadas audiências e consultas públicas para esclarecer dúvidas acerca da proposta.

Buscando facilitar e construir espaços empáticos de diálogo nos embates sobre recursos hídricos, a servidora da Adasa e mediadora de conflitos, Samira Iasbeck levantou a temática sobre importância da mediação de conflitos socioambientais na sociedade contemporânea.

Ela destacou o papel do mediador nos debates e a importância de se conviver com as mais diversas diferenças, podendo ser culturais, sociais, geracionais, sempre buscando um relacionamento cooperativo entre as partes envolvidas e atento aos limites legais. Ao final da palestra, foi realizada uma dinâmica de grupo questionando pré-conceitos e paradigmas estabelecidos.

Na próxima semana, dia 3 de outubro, serão ofertados mais dois módulos, com temáticas sobre outorga e agência de bacias.