Uma ação de educação ambiental prevista na região que integra a bacia do Rio Maranhão mobilizou boa parte da 3º Reunião do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do CBH Maranhão-DF, nesta quarta-feira (21).
A proposta, apresentada pelo ex-presidente do comitê, Rodolfo Brito, na última reunião do GTEA, quer levar alunos das escolas públicas próximas ao Ribeirão Sobradinho, para uma atividade de exploração e convívio com a natureza, comunidade e membros dos comitês do Distrito Federal na região.
A visita, agendada para o dia 9 de maio, propõe também celebrar o aniversário do Ribeirão Sobradinho, data instituída há 7 anos pelo Governo do Distrito Federal.
O coordenador do GTEA, Cláudio Odilon sugeriu que seja feita uma visita prévia ao local para analisar qual a capacidade dos espaços para a partir daí, se delimitar melhor o número de participantes dessa atividade.
Participando da reunião como convidado, o membro do CBH Maranhão-DF, Marcelo Benini, propôs que o grupo pense em atividades que contemplem as Regiões Administrativas que compõe a região do CBH Maranhão: Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Fercal e que faça da visita, uma oportunidade de diálogo com o público local.
O representante da Caesb na reunião, Carlo Renan Brites, ressaltou a importância do GTEA elencar as prioridades e os recursos disponíveis dentro de um plano de trabalho, para que assim, se consiga maior êxito nas atividades. Ele lembrou ainda, que o Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Federal (PGIRH) está sendo atualizado e poderá trazer elementos que auxiliem os comitês nos planejamentos nas bacias.
FTAF
Durante a reunião também foi debatido a proposta de incluir, dentro das atividades do Festival de Turismo e Aventura da Fercal (FTAF), marcado inicialmente para agosto, uma visita pelos sítios arqueológicos da região da bacia do Rio Maranhão. A atividade seria coordenada pelo professor Adeilton Oliveira, que estava presente na reunião do GTEA e destacou a riqueza natural, científica e histórica da região, além da importância de se divulgar esse patrimônio ao público geral. Esta proposta deverá ser apresentada à Plenária para validação.
Encaminhamentos
Além da aprovação da síntese da última reunião, foram aprovados o plano e agenda anual de trabalho para 2024 e as propostas sugeridas para a programação da visita de campo. Nos informes, a representante da Emater, Clarissa Ferreira, convidou a todos para o evento de inauguração do canal do ribeirão Sobradinho, uma obra que foi fruto da dedicação e empenho de muitos atores da sociedade civil, entidades e poder público. O evento acontecerá no dia 24, às 9h, na Chácara Santa Maria.
A próxima reunião do GTEA ficou marcada para o dia 11 de abril, às 10h no escritório de apoio dos CBHs – sede Abha-DF.