“Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos”, já dizia o mestre Paulo Freire, defensor de uma educação dialógica e contextualizada.
E é nas trilhas da construção coletiva do conhecimento, a partir dos saberes locais e do diálogo com o meio ambiente que o professor Sérgio Luís Teixeira realiza seu trabalho nas áreas rurais.
Educador da Escola Sonhém de Cima, no assentamento Contagem, na Fercal, ele vem envolvendo a comunidade em projetos de resgate da história dos moradores e educação ambiental na escola, sempre buscando o estímulo e valorização da cultura, das memórias, da criatividade e da diversidade do povo.
E foi de olho na potencialidade dos projetos já desenvolvidos pelo professor, que o CBH Maranhão-DF o convidou para uma roda de conversa com a comunidade. A atividade aconteceu nesta quarta-feira (29), na Associação dos Moradores da Fercal, onde ele contou sobre suas experiências como educador do campo e o desenvolvimento do projeto “As mãos da Sonhém cuidando do nosso bem: Água, maior bem da nossa Comunidade”.
Nesse projeto, os alunos expandiram os limites da sala de aula, em experiências de campo onde conheceram os ribeirões Sonhém e Contagem, afluentes do Maranhão, aprenderam sobre vazão, relevo, coleta seletiva, a importância da preservação do meio ambiente, dos recursos hídricos para a vida no planeta, entre outros temas.
A ideia é levar o projeto para outras comunidades, trabalhando na formação de cidadãos conscientes ambiental e socialmente, sempre explorando o que a região tem de mais valioso.
Membros do CBH Maranhão-DF presentes na apresentação se comprometeram a buscar apoio para a reforço e expansão do projeto.
No dia 4 de dezembro, o CBH Maranhão-DF terá a reunião do seu Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, onde terá a oportunidade de pensar sobre projetos, oficinas e atividades que trabalhem na formação agentes conscientes e responsáveis com o meio ambiente.