Loading...
Rio Maranhão

CBH Maranhão 8ª Reunião da Câmara Técnica enfatiza importância de unir ações em prol da bacia

A Associação do Bonsucesso recebeu a 8ª reunião da Câmara Técnica do CBH Maranhão-DF, com a proposta de dialogar com a companhia de Sanemaneto de Goiás, Saneago, acerca das atividades operacionais no Rio Maranhão e nas proximidades.

Conduzida pelo coordenador da CT, Rodolfo Siqueira, a reunião se iniciou com uma contextualização, feita pelo presidente do CBH Maranhão-DF, Marcelo Benini, sobre o histórico de atuação da Saneago e a necessidade de cuidado com a região, situada na APA do Planalto Central, próxima à Estação Ecológica de Águas Emendadas. Ele informou que a empresa operou por anos sem licenciamento dos órgãos responsáveis.

A Saneago enviou para reunião uma equipe técnica, que informou que a empresa está trabalhando para regularizar a situação e atualmente estuda uma nova fonte de captação em Planaltina, no Córrego Cocal. A gerente do Distrito de Planaltina (GO), Bruna Barros informou que a companhia vinha buscando um rio de maior vazão que suportasse com mais facilidade o período de estiagem.

Tanto os representantes do Brasília Ambiental, Gegisleu Dárc, quanto do Instituto Chico Mendes, Samuel Fonseca, destacaram a relevância ambiental da região e a necessidade de se trabalhar de forma integrada com a região de forma mais ampla. Gegisleu ressaltou ainda que atualmente existem recursos oriundo do organismos internacionais para bons projetos na área ambiental e que é preciso unir esforço com a academia, poder público e comunidade para viabilizá-los.

Um dos pontos de consenso durante a reunião foi que há espaço para melhorar a articulação e diálogo entre os atores da bacia, como forma de buscar soluções para os problemas coletivos.

A secretária-geral do CBH Maranhão-DF, Patrícia Valls e Silva, lembrou o papel do comitê de dialogar e cobrar dos órgãos responsáveis encaminhamentos às questões levantadas, e que a câmara técnica tem atuado na elaboração de documentos nesse sentido. A reunião contou também com a participação de alunos da CEF Planaltina Bonsucesso.

Visita

Após os debates na associação Bonsucesso, os presentes seguiram para uma visita guiada a ETA Saneago, onde técnicos locais explicaram sobre o processo de tratamento de água, incluindo a captação no rio Maranhão.

Chácara Grande Sertão Veredas

A última parada foi na Chácara Grande Sertão Veredas, um espaço de ecoturismo, mas também de formação e capacitação socioambiental para a comunidade local.

O educador social e engenheiro agroflorestal, Maurício Pereira Leal afirmou que a ideia é que a Chácara se torne um espaço de formação e conscientização sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais da região.